vencedores

vencedores

16 de dezembro de 2011

6ª Edição - 2009 - João Tordo

Edição especial
A 6ª edição do Prémio Literário José Saramago teve lugar no Museu Municipal de Penafiel, no âmbito da homenagem ao autor promovida pela cidade de 15 a 18 de outubro de 2009. Esta foi última edição a contar com a presença do Nobel José Saramago.
João Tordo foi o autor distinguido por As Três Vidas.
José Saramago felicita João Tordo.
Saramago e Pilar del Rio observam exposição dedicada ao prémio.


A última edição a contar com a presença de José Saramago...


Lado a lado.

«Romance assumidamente influenciado pela atmosfera melvilleana de Moby Dick, veicula uma poética fundamentada na intertextualidade, espécie de jogo que o autor estabelece com o leitor, com a sua memória cultural e literária. Diria mesmo que As Três Vidas é uma espécie de homenagem à leitura, não só no sentido circunstancial, mas igualmente num sentido mais profundo (o quixotesco sentido demoníaco da leitura). Romance de aprendizagem, também não é por acaso que, ao longo da narrativa, é sugerida a ideia de que o processo de descoberta/ conhecimento é perigoso»
Maria Nazaré Gomes dos Santos

«Desde o início do romance, o autor faz-nos crer que a narrativa se encaminha para o thriller clássico, iludindo-nos com a aparente oferta de uma chave capaz de desvendar o sótão de uma casa enclausurada, que é o seu romance. Para nos provar, no curso da sua narrativa, que se trata de uma profunda reflexão sobre o mistério do bem e do mal instalado no fulcro ardiloso dos costumes humanos, nos compartimentos indevassáveis daquilo que somos.»
Nélida Piñon